"Talentos 2014" abre calendário
"Nosso objetivo é orientar e incentivar os novos talentos no mundo das artes. Durante todos esses anos temos orgulho de fazer parte da vida de muitas pessoas que por meio desse contato com a arte encontram o seu caminho, alguns se dedicaram pelas artes plásticas, design, arquitetura e outros são livres artistas", explica Ana Paula.
Um ano de preparação
Nessa mostra participam 66 artistas de várias idades (de 8 a 64 anos). O grupo infantil trabalhou com o tema "Infância Feliz" e os adolescentes e adultos tiveram livre escolha para a sua criação. Os trabalhos foram desenvolvidos em diversas técnicas como giz pastel, aquarela, lápis de cor, grafite, tinta óleo e tinta acrílica. A maioria das obras foi criada no último ano, especialmente para essa exposição.
"Em cada uma das obras podemos sentir um pouco da sensibilidade e da exigência de cada um e alguns deles se estenderam ao longo de um ano na sua preparação e sempre com muito entusiasmo para estar fazendo parte dessa exposição. Momentos que ficaram inesquecíveis no ateliê como o grupo que se reunia além de seus horários com o objetivo de finalizar sua obra, criando uma energia contagiante".
Energia é o que não faltou nas aulas com as crianças. "A liberdade de criação delas é fascinante, o mundo que as fazem felizes é tão simples, para elas o tema "Criança Feliz" foi refletir sobre a vida delas, o pai, a mãe, o irmão, um amigo, uma brincadeira no parque com os colegas, o contato com a natureza, uma data especial.
Observando o desenvolvimento do trabalho de todos, nenhum representou o contato com o mundo digital, virtual. Vimos que o mundo para ser feliz é o mais simples possível", nos conta a professora Jaqueline Cruz, artista plástica e orientadora do grupo infantil.
Ansiedade
As duas artistas não escondem a ansiedade para o dia da exposição. "O tema abordado nos tocou emocionalmente e acredito que o público quando observar as obras também irá sentir algo especial. É sempre como se fosse a primeira vez. A expectativa é maior do que se fosse uma exposição só minha, pois compartilho do cuidado e da expectativa de cada um desses 66 talentos", explana Ana Paula.
"Um simples olhar para a folha de desenho e em questão de minutos a obra estava iniciada. O que foi representado nas obras das crianças nos fez refletir como elas representam a vida de uma maneira simples, divertida, pulando corda com os amigos, um dia de praia, noite de natal, momento de adoção de uma criança e muito mais. São momentos que nos fazem pensar como isso tudo foi se perdendo conforme crescemos". Ana Paula garante que vale a pena conferir e observar a obra de cada artista.